O Nerd da Quimica

O nerd da química - síntese e reações do sulfeto de sódio Na2S Add Video

Neste vídeo foi mostrado o processo de obtenção do sulfeto de sódio (Na2S) por meio da reação direta entre o enxofre e o sódio metálico. Esta experiência é perigosa e não aconselho a fazer ela em casa, ainda porque o sódio metálico é muito difícil de conseguir.

O sódio é um metal extremamente reativo. Ele reage violentamente com a água, com os halogênios, com ácidos e, neste caso, com o enxofre, liberando muito calor, incendiando-se com uma chama amarela intensa devido ao espectro de emissão do átomo de sódio no estado excitado. O produto da reação é o sulfeto de sódio, que pode ser separado do enxofre que sobrou da reação por meio de dissolução e filtragem. Ainda assim ele contém algumas impurezas (dissulfetos, etc), responsáveis pela cor amarelada da solução.

.

2Na + S --> Na2S

.

 Após a preparação, o Na2S foi utilizado numa reação com o nitrato de prata, produzindo sulfeto de prata, Ag2S (precipitado marrom escuro), e reagiu com ácido clorídrico, liberando ácido sulfídrico gasoso (H2S), com seu cheiro característico de ovo podre.

.

Na2S + 2AgNO3 --> Ag2S + 2NaNO3

Na2S + 2HCl --> 2NaCl + H2S

.

OBS.: A solução de nitrato de prata é límpida e incolor. A solução no vídeo estava acinzentada porque a água utilizada para dissolver o AgNO3 era água de torneira, que contém cloro. O AgNO3 reage com os cloretos da água de torneira formando uma solução turva de cloreto de prata branco insolúvel, que se decompõe parcialmente na presença de luz formando pequenas partículas de prata metálica de cor cinza.

.

AgNO3 + Cl(-) --> AgCl + NO3(-)


.............Luz

AgCl -------> Ag° + 1/2Cl2

.


O NERD DA QUÍMICA, Nova Venécia - ES

Posted by o nerd da quimica on November 18, 2011 at 10:35 AM 2377 Views

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments